terça-feira, 19 de novembro de 2019

Quem você pensa que é - ( e o Tiramisu que parece mas não é)



Eu sou professora.  Agora professora aposentada, mas sempre professora.
Nunca tive a pretensão de ter o título de educadora, apesar de sempre cobrar postura, comprometimento, respeito e responsabilidade, isso cabe à família e às P1.
Também nunca quis ser chefia (ou equipe gestora):-P . Sempre entendi que "se eu faço tudo o que faço sem poder, imagine eu podendo", iria viver em "guerra" com os desmandos de quem é só teoria e  com professor "encostado", aquele que adora cumprir horário. Como acontece com meus alunos... Os que gostam de estudar/trabalhar, me adoram ... Os vagabundos, me odeiam.  Iria ser uma batalha diária heheheh.
Assim, acredito que tudo o que fazemos e para quem fazemos é essencial para a construção de caráter, carinho e argumentos.
Muitas vezes exageramos em opiniões, nos confundimos e confundimos os outros com elucubrações e devaneios típicos de paixonite, nada que uma boa conversa, com opiniões diferentes, não nos ajude a “cair na real”.
Sempre que ouvimos a frase "quem você pensa que é?" Vemos um projeto de gente tentando  sobressair em alguma situação da qual ele mesmo ignora o conteúdo. Numa visão bem geral, alguém cuja argumentação não ultrapassa o primeiro parágrafo. Isso em qualquer profissão.
Agora imaginemos uma outra situação, onde a frase "quem você pensa que é!" seja usada como auto avaliação.
Isso te assustaria ou te deixaria apreensivo? 
Em qual momento da vida devemos nos avaliar? Medir nossa "auto estima"? Mudar.  Afinal, que eu saiba, alguns cargos são indicação. Como dizia uma dirigente de ensino : “ Você está no cargo, não é o cargo”.
Acredito que todo momento é propício a novidades. O bom da vida é você aproveitar as oportunidades, não esquecendo que temos que estar prontos para elas, saber quando é melhor mudar e entender que tudo muda, até nossa voz (lembram : “Minha voz continua a mesma, mas os meus cabelos”...- shampoo Colorama ?), só não pode usar esta mudança para denegrir ou humilhar.
Aproveitando a onda “Falsiane” ou Fake”  hoje trago a receita do Tiramisu, um doce não muito doce, Italiano. Como diria o saudoso Élcio, “um doce de mentira”.

Ingredientes
4 ovos
200 ml de café (sem açúcar e bem forte)
300 g de raspas de chocolate meio amargo
360 g de biscoito champagne
350 g de queijo mascarpone ( como prefiro o gosto mais suave do queijo utilizo o requeijão “Qualitá”)
100 ml de licor amaretto ou outro de sua preferência (chocolate, café, amêndoa, vinho do porto ou conhaque)
90 g de açúcar
30 ml de água
Raspas de chocolate ou cacau em pó a gosto

Modo de preparo
1) Prepare o café e reserve, deixando esfriar.
2) Em seguida, separe as claras das gemas
3) Na batedeira, bata as claras em neve e reserve.
4) Em uma panela, coloque a água e o açúcar e deixe ferver por 3 minutos no máximo, até chegar ao ponto de fio
5) Logo após, despeje a calda em fio sobre as claras em neve e torne a bater até esfriar a mistura. Reserve. (** esta mistura é Marshmellow)
6)Em um recipiente, coloque o queijo mascarpone e as gemas e misture até obter um creme liso e homogêneo.
7) Quando chegar nesse ponto, adicione a mistura de claras em neve com açúcar reservada e torne a misturar bem.
8) Em um prato fundo, misture o café com o licor (ou com o vinho) e umedeça os biscoitos champagne nessa mistura.
9) Forre o fundo do refratário onde o doce será servido com os biscoitos.
10) Em seguida, adicione uma camada do creme formado e acrescente raspas de chocolate.
11) Repita as camadas até terminar com uma camada de raspas de chocolate (se preferir, você pode substituir as raspas por cacau em pó peneirado).
12) Leve à geladeira de um dia para o outro  e Buon Apetit: saboreie essa sobremesa deliciosa. 
(Esta é a receita que mais gosto, está no site Tudogostoso)

11 comentários:

  1. Parabéns, Roberta! Amo o seu "biscoito". Kkk
    Foi ótimo relembrar minha adolescência, quando visitavamos a mãe do Bordello (marido de uma prima); ela sempre nos servia o "pavê da Itália... Abraços ao Aldecir, à sua mãe e beijocas às princesinhas. Que Jesus continue abençoando sua vida e sua família linda que amamos. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sensacional sua postagem, no país do "vc tá falando com o irmã o do primo da mulher do guarda"!!

    ResponderExcluir
  3. Amo você e tudo que faz,e ser quem você é já me basta,pois para mim você é muito capaz!

    ResponderExcluir
  4. Brigaduuuuu, minha Linda, por lrmbra-se de mim. Amei o texto e assim que der farei a receita,que parece deliciosa! Deus a abençõe fartamente e aos seus Amores!!!

    ResponderExcluir
  5. Novamente me colocando para refletir kkkk, adoro ler seus textos, sempre tem um aprendizado. Acho que vou me arriscar a fazer esse doce em u.u, Bjss

    ResponderExcluir