Nas minhas procuras por respostas ( afinal são as perguntas que movem o mundo), encontrei vários tipos de chás.
Atualmente o que tem me feito bem é o chá mate que me faz lembrar dos curtíssimos intervalos e das goladas quentes para terminar logo pois o recreio é dirigido e temos que acompanhar os alunos no pátio, sem esquecer de falar que não podemos comer ou beber com os alunos.
Um dos primeiros passos para a aposentadoria veio com o estresse. Perda de sono ( como se professor dormisse muito), hormônios histéricos (não só eles, óbvio) e um mau humor incomparável (pensando bem, vamos deixar este último item de lado :-) ). Após alguns exames, percebeu-se a necessidade de começar a me preparar para a "menopausa" e como não queria tomar remédio optei por um chá. Chá este que fez o maior sucesso na escola, tanto que foi apelidado de "Santo-Daime"(apelidado, pois o verdadeiro é esse:
- 1.seita fundada pelo seringueiro maranhense Raimundo Irineu Serra, no Acre, e codificada por um seu seguidor, o seringueiro Sebastião Mota de Melo, dito Padrinho Sebastião, c1960, em Rio Branco AC, a qual sincretiza elementos cristãos, ameríndios e exóticos.
- 2.bebida alucinógena (tb. chamada ayahuasca ) dada de beber aos circunstantes durante suas cerimônias religiosas. ).
Todos acabaram por tomar o chá e, por incrível que pareça, ou pensando bem talvez o médico saiba como é ser professor, nos fez um bem danado. A paz estava presente. Todos calmos. Tudo perfeito. Agora quem se sente angustiado o prepara para o grupo ou para si próprio.
Hoje tenho até uma fornecedora incrível de hibisco (um dos ingredientes do chá), obrigada professora Raquel.
A preparação para uma mudança, para uma ruptura, é fundamental. Neste momento eu tenho certeza disso. Apesar do desejo e do sonho realizado, o novo ainda é assustador. Vale aproveitar o que te interessa dos conselhos que TODOS te darão. É como casar ou ter filhos, tudo mundo tem uma fórmula mágica ou sabe mais, cabe a cada um filtrar o que te faz bem.
Sem mais delongas, aqui está a receita do nosso "santo-daime":
100gr de hibisco
100gr de erva cidreira
100gr de folhas de maracujá
100gr de chá verde
misture tudo em um pote com tampa e reserve. Para um litro de água coloque um punhado de ervas(o equivalente a 2 colheres de sopa). Antes do ponto de fervura total, adicione as folhas, desligue o fogo e abafe. Adoce a gosto. Eu o adoro gelado.
Só para lembrar dos chás:
erva doce e camomila = cólicas/ gases
erva cidreira/ maracujá = calmante
boldo = hepatoprotetor
louro = digestivo
hibisco/ verde = diurético