terça-feira, 25 de junho de 2019

Chás

                    Todo mundo tem um "chá" especial. "Aquele chá" que resolve tudo. O chá que acalma o coração, o que cura, o que emagrece e até o "chá de cadeira". 
Nas minhas procuras por respostas ( afinal são as perguntas que movem o mundo), encontrei vários tipos de chás. 
Atualmente o que tem me feito bem é o chá mate que me faz lembrar dos curtíssimos intervalos e das goladas quentes para terminar logo pois o recreio é dirigido e temos que acompanhar os alunos no pátio, sem esquecer de falar que não podemos comer ou beber com os alunos.
                   Um dos primeiros passos para a aposentadoria veio com o estresse. Perda de sono ( como se professor dormisse muito), hormônios histéricos (não só eles, óbvio) e um mau humor incomparável (pensando bem, vamos deixar este último item de lado :-) ). Após alguns exames, percebeu-se a necessidade de começar a me preparar para a "menopausa" e como não queria tomar remédio optei por um chá. Chá este que fez o maior sucesso na escola, tanto que foi apelidado de "Santo-Daime"(apelidado, pois o verdadeiro é esse:
  1. 1.
    seita fundada pelo seringueiro maranhense Raimundo Irineu Serra, no Acre, e codificada por um seu seguidor, o seringueiro Sebastião Mota de Melo, dito Padrinho Sebastião, c1960, em Rio Branco AC, a qual sincretiza elementos cristãos, ameríndios e exóticos.
  2. 2.
    bebida alucinógena (tb. chamada ayahuasca ) dada de beber aos circunstantes durante suas cerimônias religiosas. ).
Todos acabaram por tomar o chá e, por incrível que pareça, ou pensando bem talvez o médico saiba como é ser professor, nos fez um bem danado. A paz estava presente. Todos calmos. Tudo perfeito. Agora quem se sente angustiado o prepara para o grupo ou para si próprio.
Hoje tenho até uma fornecedora incrível de hibisco (um dos ingredientes do chá), obrigada professora Raquel.
A preparação para uma mudança, para uma ruptura, é fundamental. Neste momento eu tenho certeza disso. Apesar do desejo e do sonho realizado, o novo ainda é assustador.  Vale aproveitar o que te interessa dos conselhos que TODOS te darão. É como casar ou ter filhos, tudo mundo tem uma fórmula mágica ou sabe mais, cabe a cada um filtrar o que te faz bem.

Sem mais delongas, aqui está a receita do nosso "santo-daime":
100gr de hibisco
100gr de erva cidreira
100gr de folhas de maracujá
100gr de chá verde
misture tudo em um pote com tampa e reserve. Para um litro de água coloque um punhado de ervas(o equivalente a 2 colheres de sopa). Antes do ponto de fervura total, adicione as folhas, desligue o fogo e abafe. Adoce a gosto.  Eu o adoro gelado.

Só para lembrar dos chás: 
erva doce  e camomila = cólicas/ gases
erva cidreira/ maracujá = calmante
boldo = hepatoprotetor
louro = digestivo
hibisco/ verde = diurético

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Agora é com vocês

Este texto abaixo publiquei logo que assinei a aposentadoria. Anos "engolindo sapo" (pela fosseta loreal ou não) (e olha que não sou de levar desaforo pra casa, sempre respondi à altura, nunca à toa), anos tentando entender o que os "intelectuais de escritório" pensam que fazemos em sala de aula. Com certeza se baseiam em poucos que não gostam do que fazem. (ah! ainda não entendi mas também não desisti de brigar).

Eu sempre falei Nós. Nós Não Podemos aceitar, Nós Não Podemos nos conformar. Agora falo q VOCÊS NÃO PODEM ACEITAR, VOCÊS NÃO PODEM SE CONFORMAR...
Com a lição de casa não feita, com a sujeira no pátio, com notas "raspando", com a resposta mal educada, com o olhar de reprovação (de quem quer que seja).
Vocês não podem achar normal a falta de respeito para com os profissionais que somos, independente ser a família ou o indivíduo ou o colega de cátedra.
Vocês não podem se calar diante de um monte de documentos mentirosos que fazemos TODOS OS DIAS E PRINCIPALMENTE AQUELES DE CONSELHO DE CLASSE/SERIE ( ONDE O SEU TRABALHO DE quase 200 DIAS LETIVOS É QUESTIONADO COMO SE VOCÊ NÃO SOUBESSE O QUE FAZ).
Por falar em 200 dias letivos... Até eu q sou boboca não iria à escola depois que os professores fechassem as notas, o que ocorre em novembro. O pior é ouvir que TEMOS que "segurá-los" até o meio de dezembro. Hehehe... Sem diários ( que estão sendo vistados), sem chamadas e com notas.... "é ruim" manter na escola quem nem quer ir durante os outros 180 dias .
Minha trajetória acabou, minha estrada de pedras no caminho findou. Vou continuar caminhando, agora por outras trilhas porque quem fica parado é poste e morre e eu tenho muito o que mudar no mundo e pelo mundo.
Só desejo que vocês possam ter a união, a força e o discernimento necessários para mudar a situação funcional de vocês antes que suas estradas também acabem.
Nós, professores, somos os seres pensantes e não a massa de manobra.
Amo todos vocês. Que Deus os abençoe e guie para que a vossa jornada seja sempre melhor.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Aposentada!

Ah!!!!  Enfim aposentada! 
Enfim a sós comigo mesma...(credo, isso soa ruim).
Bom, de qualquer forma, aqui estou eu tentando ocupar meu tempo com coisas úteis e bonitas.
Como disse na minha página do Facebook (Roberta Ucci) : “ O ócio é uma caixinha de surpresas! Como o sossego é viciante e se você se deixar envolver fica deprimido, o cérebro busca inúmeras alternativas para te distrair... e é aí que mora o perigo!
Comecei aproveitando cada segundo em casa, afinal, foram 30 anos trabalhando diuturnamente, até que percebi que estava ficando triste. 
O mais engraçado é que eu não queria sair de casa, como TODO MUNDO te aconselha. Não queria "arrumar o que fazer" e muito menos arrumar a casa como é o exemplo que a maioria de nós tem (UFA! deste mal não morri. hahahahaha).
No entanto, ficar em casa com todo aquele tempo livre estava me deixando muito angustiada. 
Eu saí da "fila do pão".  Desci na primeira estação do trem que obviamente continuou sem mim.  Estava realmente me sentindo inútil e abandonada pelo meu ciclo de convivência diária. 
Sei que isso acontece quando há ruptura, como o de contrato de empresa, o fim do período escolar etc., mas é muito frustante você ter algo que desejava tanto e não conseguir usufruir.
Enfim, um colega, o professor Rodrigo, do SFA, me disse que há grupos de apoio para pré aposentados e fui atrás de alguns ( e há muitas empresas que fornecem esses serviços).  Vejam bem que não achei registros para professores aposentados, então, farei aqui anotações do que está funcionando comigo neste período crítico e ao mesmo tempo delicioso.
Aproveito para deixar o convite para um café comigo ( receita de café cremoso ). Rir e relembrar é fabuloso. 
bjssssss