domingo, 2 de outubro de 2011

A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES

O ano é 2.020 D.C. - ou seja, daqui a nove anos - e uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:
– Vovô, por que o mundo está acabando?
A calma da pergunta revela a inocência da alma infante.
E no mesmo tom vem a resposta:
– Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.
– Professores?
Mas o que é isso? O que fazia um professor?
O velho responde, então, que professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.
– Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?
– Sim, ensinavam, mas não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores, e eram amados pelos alunos.
– E como foi que eles desapareceram, vovô?
– Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi executado aos poucos por alguns vilões da sociedade.
O vovô não se lembra direito do que veio primeiro, mas sem dúvida, os políticos ajudaram muito.
Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados.
Isso liquidou o estímulo para o estudo e apenas os alunos mais interessados conseguiam
aprender alguma coisa. Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos. Estes foram ensinados a dizer “eu estou pagando e você tem que me ensinar”, ou “para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você” ou ainda “meu pai me dá mais de mesada do que você ganha”. Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas particulares, as quais, mais interessadas nas mensalidades que na qualidade do ensino, quando recebiam reclamações dos pais,pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo “gerenciar a relação com o aluno”. Os professores eram vítimas da violência – física, verbal e moral – que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram saco de pancadas de todo mundo. Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. “Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular”, diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular. Lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de idéias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas. Com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos, e nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério. Em seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor. As pessoas também se tornaram descrentes da educação, pois viam que as pessoas “bem sucedidas” eram políticos e empresários que os financiavam, modelos, jogadores de futebol, artistas de novelas da televisão, sindicalistas – enfim, pessoas sem nenhuma formação ou contribuição real para a sociedade.”
SERÁ QUE TERMINAREMOS ASSIM???

terça-feira, 27 de setembro de 2011

o ECA tem que mudar!

Infelizmente, a experiência me leva a crer que o ECA está a ajudando a criar delinquentes. Como podemos exigir da família o "papel de familia" se eles nem sabem porque têm filhos? Não sabem quem são, com quem conversam, onde andam. O próprio governo tirou da "familia" o papel de família, ou seja, aqueles que educam, ensinam o que é errado e o que é certo, vestem, alimentam, acompanham o filho na vida escolar e social, corrigem quando é necessário etc. Hoje muitas famílias têm BOLSA escola, BOLSA família, BOLSA gás, BOLSA desemprego, BOLSA material escolar (com uniforme), BOLSA um monte de coisa. Então, pra que ter  a preocupação familiar de educar, se o governo dá tudo isso? A escola(que geralmente faz parte do governo) que faça! Já ouvi esta conversa na UE onde trabalho muitas vezes, e olha que não é uma escola de periferia! A interpretação é sempre uma "faca de dois gumes". Temos que ter paciência para controlar situações difíceis e MUITA FÉ para ter certeza de que nunca seremos alvo de violência grave por parte de adolescentes inconsequentes.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COMPARAÇÃO INCOMPARÁVEL

Professor, com muito orgulho!
Se um médico, um advogado ou um dentista tivessem, de uma só vez, 30 pessoas no seu gabinete, todas elas com diferentes necessidades e algumas que não querem estar ali, e o médico, o advogado ou o dentista tivessem que tratá-las a todas com elevado profissionalismo todos os dias, durante dez meses, então poderiam fazer uma ideia do que é o trabalho do professor na sala de aula.
Se és PROFESSOR, ORGULHA-TE
Eu amo ser uma.....
Vocação, e não uma profissão, é um dos fatores que contribui para a queda da procura e para os baixos salários.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Que friozinho bom!!!

Dias frios são convidativos para um chá quentinho, uma sopinha, fondue, carinho e cobertor, mas como temos que trabalhar, só nos resta inventar.
Já que somos experts em contornar problemas, aqui vai uma receitinha Deliciosa de "Bolo de Caneca"(coma bastante enquanto não baixa a depressão do Regime)hehehehe
Bolo de Caneca (para 2 canecas de chá)
1 ovo pequeno
3 colheres rasas (de sopa) de óleo
4 colheres rasas (de sopa) de leite
3 colheres rasas (de sopa) de chocolate em pó
4 colheres rasas (de sopa) de açucar
4 colheres rasas (de sopa) de farinha de trigo
1 colher de café de fermento químico

Em uma caneca, bata o ovo com um garfo, adicione o óleo, o açucar, o leite e o chocolate. Misture bem. Acrescente a farinha e o fermento. Mexa bem até incorporar.
Divida a massa em 2 canecas (a massa é mais mole que o normal). Asse por 3 (três) minutos no micro-ondas em potência máxima. E PRONTO.
é delicioso quente, frio, com cobertura, com recheio, sem nada. É muito bom.
(eu adoro com geléia, chantili e calda de chocolate...ah! há também a versão com laranja ... divino!)

sábado, 9 de julho de 2011

CONCURSO DE REDAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOINVILLE

* há controvérsias quanto a veracidade da origem deste texto*
O patriotismo de uma jovem de 14 anos que usou o Hino Nacional para expressar seu amor pelo Brasil foi a vencedora. Precisamos acreditar em nós mesmos e no Brasil!
"Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi,
o nosso Brasil chorar:
O que houve, meu Brasil brasileiro? perguntei-lhe!
E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado
e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando,
com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo...
Vejam o que estão fazendo comigo....
Antes, os meus bosques tinham mais flores
e meus seios mais amores...
Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes.
O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante...
Onde anda a liberdade, onde estão os braços
Eu era a Pátria amada, idolatrada...
Havia paz no futuro e glórias no passado...
Nenhum filho meu fugia à luta...
Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil...
Eu era gigante pela própria natureza,
que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem
que às margens plácidas de algum riachinho,
tenha a coragem de gritar mais alto
para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar
o verde louro de minha flâmula...
Eu,
não suportando as chorosas queixas do Brasil,
fui para o jardim.
Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece
no lábaro que o nosso país ostenta estrelado
Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes?
Pensei mais...
Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?
Voltei à sala
mas encontrei o mapa silencioso e mudo
como uma criança dormindo
em seu berço esplêndido"....

terça-feira, 31 de maio de 2011

Campanha contra a falta de Educação - Toddy


Gostaria de entender o porquê de comerciais tão depreciativos? "Humilhar" desde quando é o mesmo que dizer a "Verdade"??? Desde quando "ser Honesto" significa não ter EDUCAÇÃO? Toddy é uma delícia, mas enquanto este tipo de propaganda estiver no ar, eu, minhas filhas, meus sobrinhos e todos aqueles que eu puder convencer, não usaremos. Não vou deixar os meus princípios de moral e educação serem achincalhados por uma propaganda infeliz, com conceitos tão quivocados. Desde que a marca Toddy vinculou-se àqueles dois mamíferos tenho a impressão de que estou regredindo... Há inúmeras propagandas indelicadas, sem conteúdo, e, em compensação, como diz o comercial da Coca-Cola: "há outras milhares de propagandas Maravilhosas, cheias de idéias criativas e que não influenciam pejorativamente nossas crianças".Que venham os bons comerciais!!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Nacional do cafe

Hummm... cheirinho de café!
O Dia Internacional do Café aconteceu em 14 de abril, mas é nesta terça-feira (24 de maio) que o Brasil comemora a existência do valioso item culinário.
O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo!
O café é de origem Africana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII. Você nunca ouviu falar de café Palheta? Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro.
Mas foi nas terras férteis de São Paulo (conhecido como 'terra roxa') que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. Pergunte a sua professora o que foi a política do "café com leite" ou acesse abaixo o Wikipédia.
Durante muito tempo o nosso cafezinho ficou esquecido. Mas de dez para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho! Viva o nosso café conhecido e apreciado mundialmente! (fonte smartkids)
Política do Café com Leite
Café Palheta
E já que estamos falando de CAFÈ, que tal um Capuccino deliciosamente caseiro e facílimo de fazer, um só não... Dois... duas receitas práticas . Aproveite e bom calorzinho de outono.
Capuccino 1
1 lata de leite em pó(400gr)
1 lata de açucar (400gr - use a mesma medida do leite)
1 lata de achocolatado (200gr)
1 sachê de café solúvel (50gr)
Misture tudo.Guarde em um pote com tampa. Use uma ou duas colheres de sobremesa para uma xícara de água ou leite morno(com leite fica mais cremoso).

Capuccino 2 (café cremoso)
1 sachê de café solúvel (50gr)
5 sachês de açucar (use o do café)
1 xícara de água morna
Bata na batedeira insistentemente até formar um creme marrom claro (bege). Guarde em pote com tampa e congele. Use uma ou duas colheres de sobremesa para uma xícara leite morno(com leite frio também é uma delicia)

.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Depoimento da professora Amanda Gurgel

Os problemas na EDUCAÇÂO são de educação, cultura e ética. E infelizmente percebemos que estes problemas não são só nossos, muitos outros estados passam pelos mesmos horrores que nós. O depoimento desta iluminada professora do Rio Grande do Norte é assustadoramente real para TODOS os professores. Contundente, cruel, REAL. Saiu do meu estômago tudo o que ela disse. Tirou um nó da minha garganta. Ela tem meu apoio... espero os vossos.



Amanda Gurgel no YouTube

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Educação - segundo Içami Tiba

Cruelmente falando: não há dois caminhos, há amor, atenção e dedicação.Infelizmente algumas mães são atarefadas demais ou egoístas demais.
1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório.
Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo.
Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um
comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real.
Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.
Não são todos que conhecem.
Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.


6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar.
Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer?
A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará . A criança não pode alterar as regras da casa.
A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio,
a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado.
Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga .
A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo' .

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

18. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

19. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

20. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

21. Pais e mães não podem se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham.
'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype,é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

22. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando
alguém é educado achando-se o centro do universo.

23. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

24. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

25. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja,para um templo, para uma doutrina espiritual, não vai buscá-lo na cadeia..."

quinta-feira, 5 de maio de 2011

**** Ser Mãe ****


Antes de ser mãe eu fazia e comia os alimentos ainda quentes
Eu não tinha roupas manchadas.
Eu tinha calmas conversas ao telefone .

*Antes de ser mãe eu dormia o quanto eu queria
e nunca me preocupava com a hora de ir para a cama.
Eu não me esquecia de escovar os cabelos e os dentes.
*Antes de ser mãe eu limpava minha casa todo dia.
Eu não tropeçava em brinquedos nem pensava em canções de ninar.

*Antes de ser mãe eu não me preocupava se minhas plantas eram venenosas ou não.
Imunizações e vacinas eram coisas em que eu não pensava.
*Antes de ser mãe ninguém vomitou nem fez xixi em mim,
nem me beliscou sem nenhum cuidado,com dedinhos de unhas finas.

*Antes de ser mãe eu tinha controle sobre a minha mente,
meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos. ... eu dormia a noite toda ...
*Antes de ser mãe eu nunca tive que segurar uma criança chorando
para que médicos pudessem fazer testes ou aplicar injeções.

Eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que choravam.
Eu nunca fiquei gloriosamente feliz com uma simples risadinha.
Eu nunca fiquei sentada horas e horas olhando um bebê dormindo.

*Antes de ser mãe eu nunca segurei uma criança só por
não querer afastar meu corpo do dela.
Eu nunca senti meu coração se despedaçar quando não pude estancar uma dor.

Eu nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina pudesse
mudar tanto a minha vida.

Eu nunca imaginei que pudesse amar alguém tanto assim.
Eu não sabia que eu adoraria ser mãe.
*Antes de ser mãe eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora do meu próprio corpo.

Eu não conhecia a felicidade de alimentar um bebê faminto.
Eu não conhecia esse laço que existe entre a mãe e a sua criança.
Eu não imaginava que algo tão pequenino pudesse fazer-me sentir tão importante.
*Antes de ser mãe eu nunca me levantei à noite a cada 10 minutos
para me certificar de que tudo estava bem.

Nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor, a dor e a satisfação de ser uma mãe.
Eu não sabia que era capaz de ter tudo isso.

Feliz dia das Mães.( mamãe Cleide, eu te amo!)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A verdadeira Páscoa! Feliz PaZcoa!



Há dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.
Sua proposta de vida não foi entendida por muitos e então, condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que no terceiro dia algo aconteceu...
Houve a ressurreição!
A Páscoa existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável chamado ressurreição!
Páscoa...
Ressurreição do sorriso...
Ressurreição da alegria de viver...
Ressurreição do amor...
Ressurreição da amizade...
Ressurreição da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate ou até dos coelhinhos.
Cristo morreu, mas ressuscitou e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Que esta seja a verdade de nossa Páscoa. (texto da Ana Dias)

Mesmo tendo tanta informação:

Bullying; Cyber Bullying; Arrastão; Sequestro; Abuso Sexual; Desrespeito; Terrorismo; Tiros em Escola; Terremoto; Tsunami; abandono de menor; violência...

Assim fica difícil acreditar em PAZ.

Mas não desanime! Eu desejo à todos uma Felicíssima PáZcoa, ou Páscoa!!!
Comam bastante Chocolate e tragam um pedaço pra mim.... Beijos e Boas Novas neste momento de renovação!
Roberta Ucci

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Crianças Sensuais... pra quê?

Adorei, tenho duas meninas e tenho medo de sequestro e abuso... O que estas mães do texto abaixo pensam?
Quanto exagero!
Certa vez participei da seleção de meninas para uma novela infantil. Havia uma fila que dobrava o quarteirão, formada unicamente por mães e filhas, estas entre 5 e 12 anos de idade. A maioria esmagadora vestia-se com saias curtíssimas, tops, botinhas ou sandálias. Figurino que se esperaria num show de vedetes. O teste incluía um número de dança e canto. Surpreso, assisti às garotinhas rebolando e cantando músicas com insinuações maliciosas. E nós, que estávamos procurando uma personagem romântica, não sabíamos como escolher. Eu pensava: que mães são essas que trazem suas meninas vestidas desse jeito? Cantando e dançando assim? Fiquei bastante chocado na época.

Acho normal que meninas queiram imitar as mães. Já vi garotinhas se equilibrando em cima de sapatos de salto, com o rosto borrado de batom, após atacar o armário e a penteadeira maternos. Meninos também gostam de se vestir como os pais. Eu mesmo, quando criança, me senti orgulhosíssimo quando ganhei meu primeiro terninho com gravata. Um adulto!

+ Meninas de seis anos e o sutiã de enchimento (Se fosse apenas isso!)
+ Leia o blog do Walcyr no site da VEJA SÃO PAULO

Mas eu não consigo entender os pais de hoje em dia. Compram ovos de Páscoa, coelhinhos de chocolate e falam das belezas da infância. Já soube de pais revoltados com escolas por terem adotado livros com um mínimo de ousadia. ONGs tratam de defender as crianças da exposição a temas violentos ou eróticos nos meios de comunicação. Mas não conheço nenhuma que critique a moda infantil. Mais que isso: os pais parecem gostar dela.

E os valores do universo adulto se refletem no jeito de vestir dos filhos.

As grifes se tornaram um pretexto para o bullying. Nas escolas frequentadas pelos filhos dos muito ricos, há uma competição para ver quem tem o melhor relógio, tênis e camiseta. Ou, no caso das meninas, também bolsa, maquiagem e joia. Os um pouquinho menos ricos são desprezados por não possuir este ou aquele objeto de consumo. Sempre aconselho a amigos que vão escolher escolas para seus pimpolhos:

— Não pense apenas na que tem o melhor padrão de ensino, mas na que lida bem com as diferenças sociais.

Já vi certa mãe desfilando com sua menina vestida de negro e a boca vermelhíssima.

— É fashion! — explicou.

Alguma criança fica à vontade num vestido? Tudo bem que se queira causar estranheza. Mas à custa da filha? Nem que fosse a família do conde Drácula!

Assisto admirado à crescente “adultização” da moda infantil. E, em consequência, sua sensualização. Li, recentemente, sobre a venda de sutiãs com enchimento para meninas com menos de 10 anos de idade. Podem me chamar de antiquado, mas o que há na cabeça das mães que vestem suas meninas assim?

Em geral, quando se toca no tema, a resposta é genérica.

— É culpa da moda! — disse uma amiga.

Como se a moda fosse uma entidade à parte, à qual devêssemos obediência absoluta. Mas a moda somos nós. Ninguém produziria essas peças se não houvesse quem as comprasse.

Ainda acredito que cada fase da vida deve ser vivida em seu esplendor. A infância é um momento de formação. De descoberta e construção de valores para a vida. Sei que os pais agem de maneira inocente. A não ser em casos muito raros, não há intenção malévola. Mas o que esperar dessas crianças que desde cedo são levadas a exercer a sensualidade? E a que riscos estão expostas?

Às vezes, acho que deveria haver uma escola para pais.
(Walcyr Carrasco)

domingo, 17 de abril de 2011

ROYAL ROMANCE

Clip com os amigos do Príncipe Willian
http://www.youtube.com/watch?v=JAlnM7RUDcA&feature=player_embedded

ROYAL ROMANCE
Or Bad Romance Kate Middleton...?

Este videoclipe do grupo vocal The Other Guys, formado por estudantes da universidade de St. Andrews, na Escócia, se transformou em sucesso na internet.
Bem-humorados, os músicos da universidade em que o príncipe William conheceu a noiva Kate Middleton fizeram uma versão da música Bad Romance, de Lady Gaga .
Na elaborada versão vocal dos 11 jovens da tradicional universidade, a canção virou Royal Romance e conta a história de um rapaz que se apaixona por Kate Middleton.
É, naturalmente, um amor não correspondido.
O vídeo filmado na Escócia virou fenômeno no YouTube e chamou a atenção dos meios de comunicação em meio ao interesse gerado pelo casamento real.
William e Kate Middleton, que se casam no próximo dia 29, eram estudantes de St. Andrews quando começaram a namorar

Assim que tiver a letra, postarei aqui... boas aulas!

Família Real Britânica
A família Real Britânica (em inglês: British Royal Family) ou simplesmente Família Real é o conjunto de parentes próximos do Monarca do Reino Unido.
Embora no Reino Unido não haja o costume de classificar os membros da Família Real, eles são facilmente reconhecíveis pelos títulos de Majestade ou Sua Alteza. Portanto podem ser considerados membros da Família Real Britânica os netos e bisnetos do soberano, o consorte do monarca, as viúvas de consortes, mães de monarcas anteriores, etc.
Os membros da Família Real pertencem a Casa de Windsor desde 1917, quando Jorge V mudou o nome da Casa de Saxe-Coburgo-Gota em consequência da Guerra. Os membros da família real normalmente representam o monarca em todos os lugares do Reino Unido e em algumas cerimônias formais, porém não possuem um papel constitucional nos assuntos do governo.

Esta é a lista dos atuais membros da Família Real britânica:

Elizabeth II e o Príncipe Phelip, Duque de Edimburgo
*Charles, Príncipe de Gales e sua segunda esposa, Camila, Duquesa da Cornualha
Principe William de Gales
Príncipe Harry de Gales
*Andrew, Duque de Iorque
Princesa Beatriz de Iorque
Princesa Eugénia de Iorque
*Príncipe Edward, Conde de Wessex e Sofia, Condessa de Wessex
Lady Louise Windsor (n.2003)
James, Visconde Severn (n.2007)
*Anne, Princesa Real
**Príncipe Ricardo, Duque de Gloucester (primo da rainha) e sua esposa Duquesa de Gloucester
**Príncipe Eduardo, Duque de Kent (primo da rainha)e sua esposa Katharine, a Duquesa de Kent
**Príncipe Miguel de Kent (primo da rainha) e sua esposa Princesa Michael de Kent
**Princesa Alexandra de Kent (prima da rainha)
(*filhos da Rainha e seus descendentes; ** parentes diretos da Rainha)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Páscoa

***Infelizmente nos falta tempo para ensinar fé. Nos resta então apreciar a doce ironia de Luis Fernando Veríssimo.

Papai, o que é "Páscoa"?
-Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa!
 -Igual ao Natal?
 -É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressureição.
 -Ressurreição?
 -É, ressurreição. Marta , vem cá !
 -Sim?
 -Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
 -Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
 -Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um  coelho?
 -O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
 -Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
 -É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
-O Espírito Santo também é Deus?
-É sim.
-E Minas Gerais?
-Sacrilégio!!!
-É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?
-Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a
professora explica tudinho!
-Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
-Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
-Coelho bota ovo?
-Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
-Era... era melhor,sim... ou então urubu.
-Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia ele morreu?
-Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.
-Que dia e que mês?
- (???)
Sabe que eu nunca pensei nisso ? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feira Santa e ressucitou três dias depois, no Sabado de Aleluia.
-Um dia depois!
-Não três dias depois.
-Então morreu na Quarta-feira.
 - Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na Sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois!
 -Como?
 - Pergunte à sua professora de catecismo!
 - Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
 - É que hoje é Sabado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.  
- O Judas traiu Jesus no Sábado?
 - Claro que não! Se Jesus morreu na Sexta!!
 - Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
 -Ai...
 - Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
 -Cristo. Jesus Cristo.
 -Só ?
 -Que eu saiba sim, por quê?
 -Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
 -Ai coitada!
 -Coitada de quem?
 -Da sua professora de "catecismo"!

 (Luiz Fernando Veríssimo)

domingo, 10 de abril de 2011

Bispo recusa homenagem do Senado em protesto contra aumento. (E o nosso continua o Ó!)

Este senhor agora é o meu Herói....
Dom Manuel Edmilson da Cruz receberia comenda de Direitos Humanos.
“Quem assim procedeu não é parlamentar, é para lamentar”, disse.

Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson Cruz, impôs um espetacular constrangimento ao Senado Federal, ontem.
Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara das mãos do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE). Mas, ao discursar, ele recusou a homenagem  em protesto ao reajuste de 61,8% concedido pelos próprios deputados e senadores aos seus salários.
“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la”.

O público aplaudiu a decisão. O bispo destacou que a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar filas nos hospitais da rede pública, contrasta com a confortável situação salarial dos parlamentares. E acrescentou que o aumento “é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte. Fere a dignidade do povo brasileiro que com o suor de seu rosto santifica o trabalho diário.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Piso nacional de salário de professores é mantido pelo Supremo Tribunal Federal

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quarta-feira, por 8 votos a 1, a lei que criou o piso nacional de salário do professor, fixado em R$ 1.187,97 para este ano. A decisão considerou como piso a remuneração básica, sem acréscimos pagos de forma diversa pelos estados.
Promulgada em 17 de julho de 2008, a norma estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais.
A lei do piso foi questionada por governadores de cinco estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará. Entre os argumentos da ação estão os custos com a folha de pagamento, que podem ultrapassar o que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e fim da autonomia dos estados e municípios.
O valor do piso foi calculado em função do reajuste do custo-aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deste ano.
O relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, defendeu que o piso se refere ao salário básico, sem vantagens ou benefícios e disse que a lei não oferece risco à autonomia dos estados. Barbosa afirmou que os estados tiveram tempo para se adaptar à regra.
“Não me comove, não me sensibiliza nem um pouco argumentos de ordens orçamentárias. O que me sensibiliza é a questão da desigualdade intrínseca que está envolvida. Duvido que não haja um grande número de categorias de servidores, que não esta, que tenha rendimentos de pelo menos 10, 12, até 15 vezes mais que esse piso”, disse o ministro.
Também votaram a favor da manutenção do salário mínimo os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Ellen Gracie, Celso de Mello e Ayres Britto e Gilmar Mendes. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello votou contra a manutenção do piso.
“Sou filho de professores. Vivi sempre nesse ambiente. E tenho acompanhado, desde então, essa jornada terrível que os professores da rede escolar enfrentam, sempre sendo marginalizados no processo de conquistas sociais”, disse Celso de Mello.
Por falta do quórum necessário, o Supremo deixou de analisar o artigo da lei que obrigava o professor a passar um terço da jornada de trabalho de 40 horas fora da sala de aula, em atividades de planejamento. No julgamento, alguns ministros defenderam que a regra fere a Constituição.
O plenário decidiu aguardar a manifestação dos ministros Cezar Peluso, que não participou da sessão, e da ministra Ellen Gracie, que precisou se ausentar antes do fim do julgamento. O ministro Dias Toffoli se declarou impedido. (fonte: G1 - a tribuna)

domingo, 3 de abril de 2011

Acesse - Domínio Público - Biblioteca Digital

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....

Esse lugar existe!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:
http://www.dominiopublico.gov.br/
Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulgue para o máximo de pessoas!
Obrigada Fatinha Farias.

terça-feira, 29 de março de 2011

Repelentes Caseiros

Em tempos de guerra devemos aprender a lutar, portanto, vamos realmente lutar contra a Dengue, não deixe NADA que possa acumular água, cubra ralos, caixas d'água, etc... tudo aquilo que já sabemos.... e para completar, olha só que receitinhas legais de repelentes caseiros.... aproveitem pra usar o laboratório de ciências, tá.... Ah! e o laboratório de informática também.... beijos. Roberta Ucci
Segue a receita do Repelente de CRAVO
# 1/2 Litro de álcool
# 10 g de cravo (1 pacote)
#1 vidro de óleo de nenê (100ml) (ou óleo corporal, de camomila, amendoas, erva doce, o que preferir…)
Deixe o cravo curtindo no álcool por 04 dias, agitando cedo e à tarde.
Depois coloque o óleo corporal.
“Passe nas pernas e nos braços, e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, e espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.  A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o mosquito da dengue!


REPELENTE DE CITRONELA
T i n t u r a
200g da planta seca e triturada
1 litro de álcool comum (para uso externo) a 70%
1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro
1 frasco escuro para acondicionar
1 funil
1 papel filtro
pano branco e limpo para coar e etiquetar
Modo de fazer
Pesar 200g da planta seca e triturada. Colocar num frasco de boca larga. Despejar 1 litro de álcool a 70% sobre a erva. Tampar o frasco e cobrir com papel escuro, se o vidro for claro. Deixar em maceração por no mínimo 8 e no máximo 21 dias, em local seco e protegido da luz. Agitar 2 vezes diariamente. Filtrar em papel filtro e guardar em frasco escuro. Rotular.
Validade: 2 anos


L o ç ã o R e p e l e n t e de Citronela
Ingredientes para 1 litro de loção (100%):
150ml de glicerina líquida (15%)
150 ml de tintura de Citronela (15%)
350 ml de álcool de cereais (35%)
350 ml de água mineral, destilada ou filtrada (35%)
Modo de fazer
Misturar todos os ingredientes e embalar em recipiente de cor âmbar.
Passar na pele quando estiver em locais com moscas e mosquitos


Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/repelente-natural-e-ecologico/#ixzz1I2mQEZOZ

Mosquitérica - armadilha contra o mosquito da DENGUE

COMO FAZER – Para fazer a armadilha é preciso uma garrafa pet (garrafa de refrigerante de plástico), um pedaço de microtule (tecido usado em véu de noiva), lixa, fita isolante, alpiste, arroz ou ração para gato e tesoura. “São materiais fáceis de encontrar e que têm custo baixo. A garrafa, por exemplo, pode ser retirada das ruas ou do lixo”.

Para montar a armadilha corte a garrafa na altura que ela começa a afunilar. Lixe a parte interna do funil da garrafa. Coloque o pedaço de microtule na boca da garrafa e fixe-o bem. Depois triture uma pequena quantidade de arroz, alpiste ou ração para gato e coloque no fundo da garrafa. Prenda as duas partes, o funil e a base, com a fita isolante e verifique se ficou bem vedada, envolva a armadilha em papel preto ou tecido preto. Coloque-a em um canto do quintal ou da casa e espere uns dias.

De acordo com o inventor da armadilha, o alimento vai atrair o mosquito da dengue e logo larvas e ovos vão aparecer na garrafa. Para verificar se a larva é do mosquito da dengue basta apontar uma lanterna para a garrafa. Se a larva fugir da luz é sinal que se trata do mosquito da dengue. “É importante que, neste caso, as pessoas avisem as autoridades da área de saúde”, completou o tenente.


Pessoal, para uma aula COMPLETA sobre DENGUE  , acessem:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20899

beijos. Roberta Ucci

sábado, 26 de março de 2011

Site com Jogos Maravilhosos de Matemática

Visitem..... vale a pena... é professor do município de Praia Grande, ganha o mesmo que os outros, mas ele faz a diferença. Parabéns Guilherme!
http://www.professorguilherme.net/
O SITE TEM UM GIRO DE VISITAS DE 1500 POR DIA

O site abrage todas as disciplinas: centenas de  jogos, aplicativos em java e flash,
aulas respondidas com teoria e exercícios, entre outros aplicativos pedagógicos,
 enem, exercícios de concursos públicos
entre muitos video games, emuladores, piadas,
karaoke, ilusões opticas, programas para seu windows,
 gifs, Alfabeto Libras e Braille, filmes, fundos de tela, desafio, conheça a ÁFRICA,  entre milhares de coisas.

valeu e obrigado ,

Atensiosamente,

Prof° Guilherme Mendes

HOME PAGE http://www.professorguilherme.net/

Santos-SP e Praia Grande-SP

Há razões para Crer - Coca Cola

A Coca Cola sempre surpreende com mensagens de paz, amor e esperança...que assim seja, espero que tenhamos um mundo cada vez melhor para nós e nossos filhos.

Abaixo segue a letra e o link para o vídeo, bom trabalho. Roberta Ucci
http://www.youtube.com/watch?v=nWEgjrvVXUs

Whatever

I'm free to be whatever I
Whatever I choose
And I'll sing the blues if I want

I'm free to say whatever I
Whatever I like
If it's wrong or right it's alright

Always seems to me
You only see what people want you to see

How long's it gonna be
Before we get on the bus
And cause no fuss
Get a grip on yourself
It don't cost much

Free to be whatever you
Whatever you say
If it comes my way it's alright

You're free to be wherever you
Wherever you please
You can shoot the breeze if you want

It always seems to me
You only see what people want you to see

How long's it gonna be
Before we get on the bus
And cause no fuss
Get a grip on yourself
It don't cost much

I'm free to be whatever I
Whatever I choose
And I'll sing the blues if I want

Here in my mind
You know you might find
Something that you
You thought you once knew

But now it's all gone
And you know it's no fun
Yeah I know it's no fun
Oh, I know it's no fun

I'm free to be whatever I
Whatever I choose
And I'll sing the blues if I want

I'm free to be whatever I
Whatever I choose
And I'll sing the blues if I want

Whatever you do
Whatever you say
Yeah I know it's alright
Whatever you do
Whatever you say
Yeah I know it's alright.

Tudo Que

Eu sou livre para ser tudo que eu
Tudo que eu escolho
E eu cantarei o Blues se quiser

Eu sou livre para dizer tudo que eu
Tudo que eu gosto
Se está errado ou certo está tudo bem

Sempre me parece
Você só vê o que pessoas querem que você veja

Quanto tempo vai ser assim
Antes de subir no ônibus
E sem causar confusão
Domine a si mesmo
Isso não custa muito

Livre para ser tudo que você
Tudo que você diria
Se trata do meu jeito certo

Você é livre para estar onde quer que você
Onde quer que você queira
Você pode atirar no ar se você quiser

Sempre me parece
Você só vê o que pessoas querem que você veja

Quanto tempo vai ser assim
Antes de subir no ônibus
E sem causar confusão
Domine a si mesmo
Isso não custa muito

Eu sou livre para ser tudo que eu
Tudo que eu escolho
E eu cantarei o Blues se quiser

Aqui na minha mente
Você sabe que pode encontrar
Algo que você
Você pensou que conhecia

Mas agora tudo desapareceu
E você sabe que isso não é divertido
Yeah, Eu sei que isso não é divertido
Oh, Eu sei que isso não é divertido

Eu sou livre para ser tudo que eu
Tudo que eu escolho
E eu cantarei o Blues se quiser

Eu sou livre para ser tudo que eu
Tudo que eu escolho
E eu cantarei o Blues se quiser

Faça o que quiser
Diga o que quiser
Yeah, Eu sei que isso é certo
Faça o que quiser
Diga o que quiser
Yeah, Eu sei que isso é certo

Aulas cronômetradas

É triste constatar que as palavras escritas na resposta da professora são verdadeiras, todas elas! Pior, é saber que ainda faltam problemas que não foram relacionados no texto.
Abaixo estou enviando uma cópia da carta escrita por uma professora que trabalha  no Colégio Estadual Mesquita, à revista Veja. (reportagem de 13 de junho de 2010 - http://veja.abril.com.br/230610/aula-cronometrada-p-122.shtml )
Peço por favor que repasse a todos que conhecem, vale a pena ler.

RESPOSTA À REVISTA VEJA
 Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS  razões que  geram este panorama desalentador.
            Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas  para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.
Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que  pais de famílias oriundas da pobreza  trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos  em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.    Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”.
Estímulos de quê?  De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.    
            Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos,  há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos,  de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
            Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”,  elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
            Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário. 
  Há de se pensar, então, que  são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que  esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
Temos notícias, dia-a-dia,  até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares. 
            Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos. 
            Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é  porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros.  Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. 
            Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade..
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade!  E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo
            Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões  (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
            Passou da hora de todos abrirem os olhos  e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores  até agora  não responderam a todas as acusações de serem despreparados e  “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.
 Professora Agélica C. Adam

CONTROLANDO O ESTRESSE

Em tempos de crise (como a que vivemos diariamente em sala de aula), com colegas tendo que abdicar da profissão por não entenderem o quê e o porquê dos alunos serem como são atualmente, deixo uma receitinha muito feliz de como controlar o desânimo que nos assola.beijos.Texto enviado pela profa Maria de Fatima Carazo. obrigada , linda.
Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse,
o palestrante levantou um copo com água e perguntou:

- "Qual o peso deste copo d'água? "
As respostas variaram de 250g. a 700g.
O palestrante, então, disse:
- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo
levantado."
"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se
eu mantenho ele levantado por uma hora, eu vou acabar com dor no braço. Mas se
eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e
vocês terão de chamar uma ambulância."

E ele continuou:
- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse.
Se você carrega tua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a
carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais
capaz de carregá-la."
"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma
coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga
acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente
transportar nossa carga."

Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as
cargas da vida, que eram:

1 * Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.
2 * Mantenha sempre tuas palavras leves pois pode acontecer de você precisar
engolir todas elas.

3 * Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem
está bem, caso você morra durante a leitura.

4 * Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do
fabricante.

5 * Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.
6 * Se você emprestar $200 para alguém e nunca mais ver essa pessoa,
provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dessa má pessoa.

7 * Pode ser que o único propósito da tua vida seja servir de exemplo para os
outros.

8 * Nunca compre um carro que você não possa manter.
9 * Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e
sem nenhum apoio.

10 * Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se
divertir no baile, levante e dance, pronto.

11 * Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma
até mais tarde sempre que puder.

12 * Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na
ratoeira. Saiba esperar.

13 * Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.
14 * Quando tudo parece estar vindo na tua direção, provavelmente você está no
lado errado da estrada.

15 * Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você
vive.

16 * Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.
17 * Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas
aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes
estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver
na mesma caixa.

18 * Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança.
Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente
mal e tem o gosto amargo na boca.

19 * Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem
chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que
você admira dizendo "queria ter estado lá".

20 * Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida,
desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo
atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.

"Portanto, antes de voltarem para casa esta noite, depositem sua carga de
trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la
amanhã. Com tranqüilidade."

sexta-feira, 18 de março de 2011

Adubo Caseiro - Compostagem

Temos que diminuir a quantidade de lixo que produzimos e nada melhor do que ao mesmo tempo dar uma vitaminada nas nossas plantinhas. Aqui tem duas receitinhas fáceis de como montar uma composteira, em casa e em apartamento. Boa Sorte.
Montar uma composteira em casa exige alguns cuidados e informações, mas não tem mistério. Quem agradece é o jardim, os canteiros, os vasos, que terão adubo orgânico, rico, farto e econômico.Modo de fazer
1. Se você mora em casa e tem espaço, a montagem de sua composteira será ao ar livre, feita numa caixa sem fundo colocada diretamente no solo.
2. Esta caixa pode ser de tijolo, madeira ou o que você puder reaproveitar em sua propriedade.
3. Nesta composteira você colocará cascas de frutas, legumes, folhas de verduras, cascas de ovos, borras de café, erva de chimarrão, folhas secas, só não pode por restos de comidas, carne, pois apodrece, provoca mau cheiro e atrai ratos, baratas, moscas.
4. Deixe algumas frestas em sua composteira para a circulação do ar.
5. Sempre que colocar seu lixo orgânico , mexa bem e coloque um pouco de terra ou areia para cobrir.
6. É interessante que você faça uma divisão em sua composteira (ou duas) pois quando estiver preparando um adubo, em um dos lados, o outro já estará disponível para ser usado.
7. No verão o processo de decomposição é mais rápido que no inverno. Também no verão devido a alta temperatura devemos molhar o adubo para facilitar a fermentação.
8. Depois de um período de descanso, algumas semanas conforme a temperatura, seu composto estará pronto para ser usado
Dicas e esclarecimentos:
* Adubo em apartamento: Faça pilhas com caixas de madeira (de frutas) acima do chão. Comece com uma camada de jornal, intercale camadas de materiais orgânicos como: palha, capim (resto de corte de grama), restos de poda, folhas caídas, um pouco de terra, etc com restos e cascas de frutas e verduras. Faça reviradas periódicas, cuide com o excesso de umidade ou a falta dela adicionando um pouco de água caso esteja muito seco. Este tipo de compostagem precisa da mesma forma que a composteira na caixa, de muita aeração,portanto não adicione restos de comida temperada pois acarretará em mal cheiro e atrairá insetos. Cubra com um tecido tipo Tule e uma tampa, que pode ser jornal.
* Posso colocar as sobras de ração ou fezes animal (p.e. gato, cachorro)? Sim, a ração vai dar uma fermentada, mas não é prejudicial ao adubo. Só cuide com as fezes em quantidade, pois ela atrairá moscas e exalará cheiro desagradável.
DICA: Cubra bem as fezes com palha ou terra.
* Posso colocar restos e cascas de frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi)? Sim, qualquer tipo de casca de frutas, pois todas elas são orgânicas.
* Preciso tampar a composteira? Não, só cuide no caso de muita chuva ou exposição a animais, ou moscas.
DICA: Em caso de muita chuva, coloque uma telha sobre a composteira, mas não esqueça de retirá-la ao término da mesma. Pode-se também envolver a composteira em uma telinha (aquelas de mosquiteiros) no caso de muitas moscas. Lembre-se que se estes bichos estiverem aparecendo em excesso provavelmente existe algo de errado com o adubo.

* A minha composteira está exalando um cheiro forte, o que pode estar errado? Provavelmente por excesso de umidade e/ou pouca aeração.
* Posso utilizar uma bacia plástica grande com furos na lateral? Sim, mas quanto maior a quantidade de furos laterais melhor, assim haverá aeração necessária ao processo de decomposição

Deus é o culpado?

Quem me enviou este texto foi  a Paloma, estagiária da EM.Sebastião Tavares. Não tenho certeza da veracidade da autoria do texto, mas é bastante inteligente. É nisso que devemos acreditar? Somente Deus tem a culpa?
“A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela:'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?'
Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia: 'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.
Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'
À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc... Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém. Logo depois o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: 'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'. E então concordamos com ele. Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então, foi decidido que nenhum professor poderia disciplinar os alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar). Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem. E nós aceitamos sem ao menos questionar. Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade. E nós dissemos: 'Está bem!' Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino. E nós dissemos: 'Está bem, isto é democracia, e eles têm o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet. Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado; porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios... Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos só aquilo que semeamos!!!
Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus: 'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?' A resposta dele: 'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'
É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno.  É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina. É triste como alguém diz: 'Eu creio em Deus'”.
 É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados! É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Prova de Química - Olha a resposta!

Pergunta feita pelo Professor Fernando, da matéria Termodinâmica, no curso de Engenharia Química da FATEC em sua prova final.
Este Professor é conhecido por fazer perguntas do tipo 'Por que os aviões voam?'
Nos últimos exames, sua única questão nessa prova para a turma foi:
'O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique sua resposta'
Vários alunos justificaram suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma.
Um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:
' Primeiramente, postulemos que o inferno exista e que esse é o lugar para onde vão algumas almas
Agora postulemos que as almas existem; assim elas devem ter alguma massa e ocupam algum volume. Então um conjunto de almas também tem massa e também ocupa um certo volume.
Então, a que taxa as almas estão se movendo para fora e a que taxa elas estão se movendo para dentro do inferno?
Podemos assumir seguramente que, uma vez que certa alma entra no inferno ela nunca mais sai de lá. Logo, não há almas saindo.
Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo e no que pregam algumas delas hoje em dia.
Algumas dessas religiões pregam que se você não pertencer a ela, você vai para o inferno....
Se você descumprir algum dos 10 mandamentos ou se desagradar a Deus, você vai para o inferno.
Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno.
A experiência mostra que poucos acatam os mandamentos.
Com as taxas de natalidade e mortalidade do jeito que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno. Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno.
A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante.
Existem, então, duas opções:
1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir, portanto EXOTÉRMICO.
2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele, portanto ENDOTÉRMICO.
Se nós aceitarmos o que a menina mais gostosa da FATEC me disse no primeiro ano: 'Só irei pra cama com você no dia que o inferno congelar' e, levando-se em conta que AINDA NÃO obtive sucesso na tentativa de ter relações amorosas com ela, então a opção 2 não é verdadeira. Por isso, o inferno é exotérmico.'
O aluno Thiago Faria Lima tirou o único 10 da turma.

Despedida do TREMA

Ah! que saudades da língua Portuguesa que aprendi no primário... o problema não é ensinar as regras novas, é re-aprender (xiiii aqui tem hífen ou não? hehehehe). Já que tinha que mudar, porque não tiraram algumas conjugações verbais? Ora, era só tirar um pouco de proparoxítonas, alguns "sss" e até uns dígrafos que a festa estaria pronta, mas é mais fácil fazer o mais complicado, não é?!
Bom, já que estamos falando de "velharia", deixo aqui uma receitinha de patê que cai muito bem naqueles dias pós e pré feriados quando cumprimos horário quase sem alunos.
Patê de Sardinha
1 lata de sardinha (com molho de tomate fica bem mais saboroso)
1 vidro ou sachê pequeno de maionese
sal, salsinha e cebola a gosto.
Retire a espinha da sardinha e com um garfo amasse a carne, misture os outros ingredientes. Sirva com biscoitos(pedagógicos, claro), torradas ou pão.

Hehehe... mais velho do que isso só se for patê de presunto em lata..... heheheh :-)
Aqui está o texto enviado pela profa. Glaucia Souza sobre o Trema. Boa leitura.

Despedida do TREMA            Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema.Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüiféros, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.
          Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!...
          O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os dois pontos disse que  sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.
          Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?... A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K, o W "Kkk" pra cá, "www" pra lá.
          Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!...
          Nos vemos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.
            Adeus,
        Trema

quinta-feira, 10 de março de 2011

BIG BROTHER BRASIL -Antonio Barreto (cordelista da Bahia)

Pessoal, este texto foi-me eviado pelo prof.Fran Lourenço.... para quem gosta de cordel é um prato cheio pra um debate em sala. Boa aula. beijos
                                Curtir o Pedro Bial
                                E sentir tanta alegria
                                É sinal de que você
                                O mau-gosto aprecia
                                Dá valor ao que é banal
                                É preguiçoso mental
                                E adora baixaria.

                                Há muito tempo não vejo
                                Um programa tão ‘fuleiro’
                                Produzido pela Globo
                                Visando Ibope e dinheiro
                                Que além de alienar
                                Vai por certo atrofiar
                                A mente do brasileiro.

                                Me refiro ao brasileiro
                                Que está em formação
                                E precisa evoluir
                                Através da Educação
                                Mas se torna um refém
                                Iletrado, ‘zé-ninguém’
                                Um escravo da ilusão.

                                Em frente à televisão
                                Lá está toda a família
                                Longe da realidade
                                Onde a bobagem fervilha
                                Não sabendo essa gente
                                Desprovida e inocente
                                Desta enorme ‘armadilha’.


                                Cuidado, Pedro Bial
                                Chega de esculhambação
                                Respeite o trabalhador
                                Dessa sofrida Nação
                                Deixe de chamar de heróis
                                Essas girls e esses boys
                                Que têm cara de bundão.

                                O seu pai e a sua mãe,
                                Querido Pedro Bial,
                                São verdadeiros heróis
                                E merecem nosso aval
                                Pois tiveram que lutar
                                Pra manter e te educar
                                Com esforço especial.

                                Muitos já se sentem mal
                                Com seu discurso vazio.
                                Pessoas inteligentes
                                Se enchem de calafrio
                                Porque quando você fala
                                A sua palavra é bala
                                A ferir o nosso brio.

                                Um país como Brasil
                                Carente de educação
                                Precisa de gente grande
                                Para dar boa lição
                                Mas você na rede Globo
                                Faz esse papel de bobo
                                Enganando a Nação.

                                Respeite, Pedro Bienal
                                Nosso povo brasileiro
                                Que acorda de madrugada
                                E trabalha o dia inteiro
                                Dar muito duro, anda rouco
                                Paga impostos, ganha pouco:
                                Povo HERÓI, povo guerreiro.

                                Enquanto a sociedade
                                Neste momento atual
                                Se preocupa com a crise
                                Econômica e social
                                Você precisa entender
                                Que queremos aprender
                                Algo sério – não banal.

                                Esse programa da Globo
                                Vem nos mostrar sem engano
                                Que tudo que ali ocorre
                                Parece um zoológico humano
                                Onde impera a esperteza
                                A malandragem, a baixeza:
                                Um cenário sub-humano.

                                A moral e a inteligência
                                Não são mais valorizadas.
                                Os “heróis” protagonizam
                                Um mundo de palhaçadas
                                Sem critério e sem ética
                                Em que vaidade e estética
                                São muito mais que louvadas.

                                Não se vê força poética
                                Nem projeto educativo.
                                Um mar de vulgaridade
                                Já tornou-se imperativo.
                                O que se vê realmente
                                É um programa deprimente
                                Sem nenhum objetivo.

                                Talvez haja objetivo
                                “professor”, Pedro Bial
                                O que vocês tão querendo
                                É injetar o banal
                                Deseducando o Brasil
                                Nesse Big Brother vil
                                De lavagem cerebral.

                                Isso é um desserviço
                                Mal exemplo à juventude
                                Que precisa de esperança
                                Educação e atitude
                                Porém a mediocridade
                                Unida à banalidade
                                Faz com que ninguém estude.

                                É grande o constrangimento
                                De pessoas confinadas
                                Num espaço luxuoso
                                Curtindo todas baladas:
                                Corpos “belos” na piscina
                                A gastar adrenalina:
                                Nesse mar de palhaçadas.

                                Se a intenção da Globo
                                É de nos “emburrecer”
                                Deixando o povo demente
                                Refém do seu poder:
                                Pois saiba que a exceção
                                (Amantes da educação)
                                Vai contestar a valer.

                                A você, Pedro Bial
                                Um mercador da ilusão
                                Junto a poderosa Globo
                                Que conduz nossa Nação
                                Eu lhe peço esse favor:
                                Reflita no seu labor
                                E escute seu coração.

                                E vocês caros irmãos
                                Que estão nessa cegueira
                                Não façam mais ligações
                                Apoiando essa besteira.
                                Não deem sua grana à Globo
                                Isso é papel de bobo:
                                Fujam dessa baboseira.

                                E quando chegar ao fim
                                Desse Big Brother vil
                                Que em nada contribui
                                Para o povo varonil
                                Ninguém vai sentir saudade:
                                Quem lucra é a sociedade
                                Do nosso querido Brasil.

                                E saiba, caro leitor
                                Que nós somos os culpados
                                Porque sai do nosso bolso
                                Esses milhões desejados
                                Que são ligações diárias
                                Bastante desnecessárias
                                Pra esses desocupados.

                                A loja do BBB
                                Vendendo só porcaria
                                Enganando muita gente
                                Que logo se contagia
                                Com tanta futilidade
                                Um mar de vulgaridade
                                Que nunca terá valia.

                                Chega de vulgaridade
                                E apelo sexual.
                                Não somos só futebol,
                                baixaria e carnaval.
                                Queremos Educação
                                E também evolução
                                No mundo espiritual.

                                Cadê a cidadania
                                Dos nossos educadores
                                Dos alunos, dos políticos
                                Poetas, trabalhadores?
                                Seremos sempre enganados
                                e vamos ficar calados
                                diante de enganadores?

                                Barreto termina assim
                                Alertando ao Bial:
                                Reveja logo esse equívoco
                                Reaja à força do mal…
                                Eleve o seu coração
                                Tomando uma decisão
                                Ou então: siga, animal…

                                FIM

                                Salvador, 20 de fevereiro de 2011