sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Lasanha de caneca individual

Pessoal, pra quem almoça sempre na escola, esta lasanha é bemmmm deliciosa... aproveitem! ( a receita retirei do site Pais e filhos
Ingredientes
Molho de sua preferência (sugestão: molho à bolonhesa de calabresa)
1 ou 2 fatias de queijo prato (ou de sua preferência)
1 ou 2 fatias de presunto
1 colher de sopa de requeijão cremoso
1 colher de café de manteiga
2 ou 3 fatias de massa de lasanha crua
Leite suficiente para cobrir
Queijo parmesão ralado  grosso
Caneca  400ml ou qualquer outro refratário individual como mini caçarolas 
Modo de fazer
Monte na caneca, em camadas, alternando 1 colher de molho de tomate, quadrados da massa crua e molho de tomate novamente fatia de presunto, massa, molho de tomate e  queijo 1 colher de requeijão, massa, molho, 1 colher de café de manteiga,  parmesão polvilhado.
Cubra, tanto quanto possível com leite, ajude com uma colher e abra espaço despejando o leite no centro da caneca. Finalize com uma pitada a mais de queijo parmesão. Leve ao microondas em potência alta por 18 minutos.  *Coloque um prato por baixo, caso transborde assim evita sujar o micro. Após 18 minutos,  tampe e deixe descansar por mais 10 minutos.  Após o micro desligado o cozimento dentro da caneca continua.

Vendo Trabalho de Professor

Sou professora com muito orgulho!
Adoro o que faço e por isso DOU aula!
Ciro Gomes, com aquela fatídica frase, diz que "quem quer dar aula, o faça por amor e não pelo dinheiro", infelizmente está certo. Se pensarmos friamente sobre o assunto, quem está em sala de aula, está por amor. Nós não temos um salário digno de quem tem graduação (muitas vezes mais de uma) e pós graduação... poucos profissionais têm o currículo estudantil que nós, professores, temos. Pouquíssimos profissionais têm no seu dia a dia que lidar com tantas mudanças de humor e vaidades vindas, ao mesmo tempo, de crianças e adultos. Poucos entendem a necessidade do apoio ao nosso trabalho, poucos valorizam o esforço de cada aula, isso porque até nos nossos parcos momentos de folga estamos trabalhando, preparando aulas, corrigindo atividades, preenchendo relatórios(infindáveis), resolvendo problemas de escola.
Mas é nas férias que o nosso amor se mostra mais intenso. Qualquer passeio que possamos fazer, já pensamos em uma provável aula. Uma notícia, uma música e até uma exposição podem virar aulas fabulosas, bem no meio do nosso descanso.
E, por saber que meu tempo vale ouro, anuncio que agora eu Vendo trabalho como professor. Vou continuar Dando aula para quem quiser aprender! Aos outros, que fazem do meu horário um período de desacato e desrespeito, comunico que estão perdendo dinheiro.
Parabéns colegas e parceiros por continuarem em nossa missão. Feliz dia do Professor!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Arroz Escorrido Soltinho

Bom, como o prometido, experimentei o “Arroz Escorrido Soltinho” da Malu Strazz... Vejam que não o acho prático pra sala dos professores, mas que é interessante, não posso negar. 
Segundo a professora de ciências, Malu, o amido é o que faz os grãos grudarem, se o escorremos antes da água secar, o amido vai embora, daí o arroz ficar soltinho.
Então, refoguei 1/2 cebola picada em 1 colher(sopa) de óleo de soja. Misturei o arroz, já lavado (até ai, fiz como faço sempre). A diferença é que coloquei 1 litro de água para poder cozinhá-lo. Fui experimentando a textura. Quando chegou ao meu gosto, retirei do fogo, adicionei um copo de água fria, mexi um pouco e escorri o excesso de água. Deixei o escorredor bem apoiado para que não sobrasse nenhuma gota. Realmente o arroz fica bem soltinho e sem a possibilidade de ter aqueles “grudadinhos” no fundo da panela.

Para quem quer agradar, esse arroz não tem como queimar, nem empapar... ! Testem primeiro uma vez sozinha antes de servir a alguém especial... principalmente se for a sogra... pensando bem, é melhor não fazer pra sogra, ela vai dizer que “nem arroz você sabe fazer”. bjs