sábado, 3 de novembro de 2012

Evasão Escolar de Professor

Hoje estamos com um problema na escola realmente muito maior que a Evasão de Alunos. A Evasão de Professores. Os motivos são inúmeros: a “violência”, o”desrespeito(tanto pessoal, como profissional)”, o baixo salário, o “despreparo”, a “falta de motivação” e até insubordinação. Muitos professores não sentem que fazem parte da escola e muito menos do processo de ensino aprendizagem. Não estão sendo “abraçados”, pelas instituições de ensino, como queriam, ou seja, com tanto desprezo que sofremos como profissionais da educação, queríamos um pouco mais de valorização, apoio e atenção. E, claro, isso não ocorre com muita frequência. Além disso, se o professor é “contratado” ele não tem direito a “abonadas”, a “licenças” e “atestados médicos”. Ele acredita não ter direitos. Então, se por acaso ele estiver no “banco” e for se atrasar uns 15 minutos, acaba nem indo trabalhar. “Afinal, já perdeu uma aula mesmo”. Este professor não se sente integrado a escola. Não “veste a camisa” pois não sente que faz parte da família escolar. Em muitos casos vemos colegas se descabelando para cumprir seus horários e que não faltam a nenhuma comemoração escolar, a nenhum conselho, a nenhuma reunião (para trabalhar muito além da garga horária pedida). Isso é engajamento, responsabilidade, ética e profissionalismo(só pra ser bem redundante). Precisamos nos concentrar em atrair os professores para as escolas, deixar claro qual é o lugar do aluno, do pai e do professor neste processo de crescimento mútuo. Enfim, registro aqui meu desabafo “ não aguento mais substituir professor faltoso”. “Não sou professor polivalente, nem multitarefa. Sou colega dos que faltam muito, mas principalmente parceira daqueles que brigam, como eu, por uma escola digna, uma escola aberta a novidades, a avanços”. Uma escola que tem os professores como aliados e professores que têm a escola como segunda casa

Pedidos a todos que serão eleitos!

Somos uma cidade promissora! Temos tecnologia, engajamento, proximidade da metrópole e do porto e Muitos jovens! Somos capazes de ser independentes! Somos capazes de crescer ainda mais! Por isso peço-lhes: Cuidem de nós! Preocupem-se com a Saúde dos nossos pequenos cidadãos! Flúor, boa alimentação, postura correta ao sentar, exames periódicos de vista e audição. Preocupem-se com a Educação de todos! Nossos alunos têm que sair da escola sabendo muito de tudo. Têm que aprender para poder fazer as escolhas certas, para se tornarem os profissionais que precisamos. Têm que ter educação (têm que aprender a comer, falar, respeitar e se comportar) já na creche. Preocupem-se com a nossa Segurança! Queremos poder passear, atravessar ruas, dirigir, conviver e principalmente utilizar todos os pontos turísticos que possuímos. Queremos sair de casa e poder voltar sempre felizes. Preocupem-se em melhorar as ruas, os meios de transporte, o lixo, a cidadania! Preocupem-se conosco e não só com vossos bolsos. Obrigada.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Coisas Curiosas sobre Coisas Gostosas

McDonalds também écultura! *A palavra chocolatevem do asteca “tchocolatl”, que significa “água amarga”. *O pêssego, originárioda China, simboliza a longevidade. Há relatos da existência dessafruta desde 7000a.c. *O queijo Cheddar foiinventado no desfiladeiro de Cheddar, na Escócia, no século XVI. *Uma galinha conseguebotar em média 300 ovos por ano. *O primeiro sorvete foiinventado há mais de 3 mil anos na China. Era feito de leite, pastade arroz e neve. *O Uruguai é o paísque mais consome carne, uma média anual de 60kg por pessoa/a. *Em Portugal, se vocêquiser beber água gelada, tem que pedir água fresca. E se quiserágua sem gás, peça água lisa. *O sucesso do Big Macfoi responsável pelo cultivo da alface americana no Brasil. *A pera é tão doce esaborosa que o poeta grego Homero chamou-a de “presente dosDeuses”. *No mundo, existem maisde 7.500 variedades de maçãs no mundo, mas no Brasil, apenas duassão mais conhecidas: gala e fuji. *Os Italianos levaram otomate da América para a Europa no séculoXIX. Na época, ele eraamarelo, por isso era chamado de “pomod'oro” (maça de ouro). *Na idade Média, ascebolas eram usadas como forma de pagamento e também eram dadas comopresente de casamento. *No antigo Egito, o pãoera utilizado como pagamento de salário. Um dia de trabalho valiatrês pães e dois jarros de cerveja. *No Brasil, é comum arefeição começar pela salada, mas na França ou Itália, ela éconsumida após o prato principal. *A manga Carabao oumanga Manila, cultivada nas Filipinas, é considerada a fruta maisdoce do mundo. *A mesma vaca podefornecer leites tipos A, B ou C. O que muda é a quantidade degordura e proteínas e a maneira como o leite é tirado da vaca. *Os morangos fazemparte da família das roscas, assim como as maçãs, damascos, perase amoras. *Paw Paw é o nome dadopelos Australianos ao mamão papaya. *A palavra abacaxi vemdo Guarani”ibacati”, que significa fruta cheirosa. *O melão possui 80% deágua em sua composição e é parente da melancia e do kiwi. *A cor e o formato doKiwi lembram a ave sem asas que vive na Nova Zelândia. *Foram os Portuguesesque levaram a laranja para a Europa. É por isso que na Grécia, porexemplo, a laranja é chamada de “Portokalis”.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como família, o que temos feito com o nosso tempo?

"Este texto me fez repensar um monte de ações "particulares"... espero que ajude muitos outros." Outro dia, assistindo a um filme americano, observei uma cena típica de café da manhã entre uma família normal. A mãe preparando algumas panquecas, a mesa farta com suco, cereais e pães entre outras coisas. Todos estavam sentados a mesa conversando e depois de satisfeitos, cada um tomou seu rumo para iniciar o dia. Pai e mãe foram para o trabalho e os filhos para a escola. Quem de nós consegue isso hoje em dia, não digo a mesa farta, me refiro a sentar a mesa e tomar um simples leite com café conversando com os membros da família? Acordamos apressados, corremos o dia inteiro e quando nos sobra um tempo, usamos em função única, nunca em função da família. Percebo que alguns pais, ao longo da semana, se organizam para freqüentar uma academia, jogar futebol, fazer terapia, porém não dispõe de um tempo para seus filhos. A rotina da casa e o ato de “cuidar” não superam as necessidades afetivas de seu filho. Hoje vemos filhos órfãos de pais vivos. A rotina da casa está tão dinâmica na ação do cuidar, alimentar, vestir que não sobra tempo para conversar, brincar, viver em família. Você pode me perguntar: – Mas como organizar o tempo para poder ser presente na vida do meu filho? Precisamos transformar o tempo, seja ele qual for em ações produtivas e prazerosas para a família. Perder um capítulo da novela em função de brincar com seu filho é ganharna afetividade do relacionamento de vocês. Levar seu filho, às vezes, com você ao futebol é ganhar no vínculo afetivo que se fortalecerá. Sentar para ouvi-lo, dar atenção e ter paciência para fatos que ele conta, não é perder tempo, é ganhar na qualidade do relacionamento. Traga seu filho para a dinâmica da casa, quando ele se sente útil dentro do contexto familiar, ele valoriza tudo ao seu redor, e a relação fica mais saudável e feliz. Uma criança que é ouvida na infância se tornará um adolescente falante, que contará em casa o que anda fazendo fora dela, pois ele saberá que em sua família existem pessoas que o escutam e que dialogam. Precisamos valorizar a relação familiar. A família é a base, a responsável por transmitir os valores morais e sociais. Pensem nisso em cada atitude que terão com seus filhos. (anônimmo)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A febre dos Cupcakes

Os cupcakes foram criados na Inglaterra. Eram servidos no café da manhã, e no chá da tarde, os primeiros eram de baunilha com cobertura de fondant. Chegou aos Estados Unidos em meados do século XIX, e foram chamados de cup cake, porque os ingredientes de sua receita eram medidos por xícaras (cups em inglês). O nome “cup” podia significar duas coisas, uma, porque era costume assar bolos em recipientes pequenos e, a outra, porque podiam ser assados em xícaras de chá. As xícaras eram mais práticas, porque o forno levava muito tempo para assar um bolo grande, o que não acontecia com recipientes menores. Lembrar se da receita do cupcakes era fácil: Uma xícara de manteiga, duas xícaras de açúcar, três xícaras de farinha e quatro ovos, um copo de leite e uma colher de bicarbonato, devido a seqüência numérica eram também conhecidos como bolo de numero ou bolo um-dois-três-quatro. Hoje em dia, os cup cakes ainda são feitos com a receita tradicionalional. Fizeram tanto sucesso que encontramos até lojas especializadas em cup cakes. A receita do "Bolo de Caneca" está no post. que friozinho bom Bom Lanche!

sexta-feira, 30 de março de 2012

The book is on the table

Quando o Brasil sediar a Copa de 2014, muitas pessoas estarão por aqui, de diversos locais do mundo, com vários idiomas. Sendo assim, fica imprescindível o aprendizado de outros idiomas (em particular, o inglês), para a melhor comunicação com os turistas!
Pensando em auxiliar a comunicação, foi formulada uma solução prática e rápida!!!
Chegou o sensacional e insuperável curso "The Book is on the Table", com palavras para você usar, não só durante a Copa do Mundo de 2014, mas também em seu dia-a-dia.
Veja como é fácil!
a.) Is we in the tape! = É nóis na fita.
b.) Tea with me that I book your face = Chá comigo que eu livro sua cara.
c.) I am more I = Eu sou mais eu.
d.) Do you want a good-good? = Você quer um bom-bom?
e.) Not even come that it doesn't have! = Nem vem que não tem!
f.) She is full of nine o'clock= Ela é cheia de nove horas.
g.) I am completely bald of knowing it. = Tô careca de saber.
h.) Ooh! I burned my movie! = Oh! Queimei meu filme!
i.) I will wash the mare. = Vou lavar a égua.
j.) Go catch little coconuts! = Vai catar coquinho!
k.) If you run, the beast catches; if you stay, the beast eats! = Se correr, o bicho pega, se ficar o bicho come!
l.) Before afternoon than never. = Antes tarde do que nunca.
m.) Take out the little horse from the rain = Tire o cavalinho da chuva.
n.) The cow went to the swamp. = A vaca foi pro brejo!
o.) To give one of John the Armless = Dar uma de João-sem-Braço.

Gostou? Quer ser poliglota? Na compra do "The Book is on the table", você ganha, inteiramente grátis, o incrível
"The Book is on the table - World version"!!!
Outras exemplos, de outros idiomas, dessa "versão do mundo":

CHINÊS
a.) Cabelo sujo: chin-champu
b.) Descalço: chin chinela
c.) Top less: chin-chu-tian
d.) Náufrago: chin-lan-cha
f.) Pobre: chen luz, chen agua e chen gaz

JAPONÊS
a.) Adivinhador: komosabe
b.) Bicicleta: kasimoto
c.) Fim: ka-bo
d.) Fraco: yono komo
e.) Me roubaram a moto: yonovejo m'yamaha
f.) Meia volta: kasigiro
g.) Se foi: non-ta
h.) Ainda tenho sede: kero maisagwa


OUTRAS FRASES, EM INGLÊS :
a.) Banheira giratória: Tina Turner
b.) Indivíduo de bom autocontrole: Auto stop
c.) Copie bem: copyright
d.) Talco para caminhar: walkie talkie


RUSSO (também! - esse livro é incrível!)
a.) Conjunto de árvores: boshke
b) Inseto: moshka
c.) Cão comendo donut's: Troski maska roska
d.) Piloto: simecaio patatof
e.) Sogra: storvo


ALEMÃO (o livro é realmente fantástico!)
a.) Abrir a porta: destranken
b.) Bombardeio: bombascaen
c.) Chuva: gotascaen
d.) Vaso: frask


Não perca esta fabulosa oportunidade!
Compre, o quanto antes, o seu exemplar de
THE BOOK IS ON THE TABLE - WORLD VERSION .
"fantastic key to the world" ("fantástica chave para o mundo")!

E AI, SE LIGOU??? TÁ NA HORA DE APRENDER INGLÊS PARA SE DAR BEM NA COPA DO MUNDO E NA OLIMPÍADA.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO...

Ao parar em um semáforo, logo todos são abordados por mini-malabaristas. Reações diversas são esperadas: vidros fechados e olhares que não se encontram ou procura desenfreada por moedas no console, bolso e bolsas, além de um mal estar incontestável.Até ai, tudo bem, é “normal”, mas o que você está fazendo para não passar por este constrangimento todos os dias?
Ainda dirigindo, percebemos famílias inquietas temendo serem abarroadas por inconsequentes, irresponsáveis e imaturos motoristas que voam, que bebem e dirigem, que adormecem ao volante e até se distraem com o celular. E você? O que está fazendo para termos um trânsito mais seguro e poder chegar em casa, nos braços de quem amamos?
Há reclamações sobre a violência nas ruas, a estupidez, a urgência e a falta de vergonha juvenil e no entanto, o que você está fazendo para termos uma sociedade mais pacífica, atenciosa e dedicada?
Os números educacionais estão alcançando os patamares almejados para os padrões internacionais, mas o que mesmo você está fazendo para que as crianças leiam, aprendam, opinem, estudem???
Como professor, o que você planejou para fazer com seus alunos? Como você vai surpreendê-los e mesmo enfeitiçá-los em um ano de buscas e fabulosas descobertas?
Não se esqueça, é muito fácil apontar erros, reclamar de algo que parece não ser bom, mas se você não ensinar as crianças, se não ajudar dando idéias de como consertar, como melhorar e até mesmo cooperar para que os erros não ocorram, você não estará fazendo NADA.
Se nós continuamos a votar nos mesmos políticos, então porque reclamamos deles?
Em suma, faça a sua parte, faça diferença!